Reflexões



Perdido dentro de Casa
 
“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse? Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”.

Certo jovem bateu a porta de uma pessoa, entrou, sentou-se e começou a chorar. E quando alguém chora – devemos deixar, pois chorar é uma maneira de tirar para fora aquilo que perturba o coração. Quando ele terminou de chorar, olhou angustiado para a pessoa a sua frente e disse: “Estou perdido! Estou completamente perdido! Por favor me ajude!” Era um jovem participante, braço direito de seu líder, mas agora estava sentado naquela cadeira, chorando e dizendo que estava perdido. Então a pessoa perguntou porque ele achava que estava perdido e então ele respondeu: “Sabe de onde estou vindo? Eu acabo de sair de um lugar aonde um homem, e não precisa ser cristão, um homem com princípios jamais entraria e eu sou um cristão e acabo de sair de lá. E não é a primeira vez que eu fui lá, mas desta vez tive vontade de vomitar. Tive nojo de mim mesmo. Sai correndo. Dei voltas pela cidade. Tive vontade de me matar e então me lembrei de você e vim até aqui. Eu estou perdido!Eu estou perdido dentro da igreja!
Filha (o) me responda: Pode alguém estar perdido dentro da igreja? Pode alguém pertencer alguma igreja e estar completamente perdido como aquele que nunca conheceu a Jesus?

A história deste jovem que acabo de contar prova que sim. Salvação não é pertencer a uma igreja. Salvação não é simplesmente estar batizado. Salvação é algo mais profundo e mais belo.
Quantos pensam que por estarem batizados, por participar das atividades de uma igreja já está salvo. Esta triste história é o exemplo de alguém que pode estar participando, atuando, mas estar completamente perdido.
Sabe por que você não é feliz na igreja? Simplesmente porque você guarda mandamentos, trabalha na igreja, cumpre, participa, faz de tudo, mas você não me ama! Eu não estou em seu coração. Em seu coração está ocupado, com outras coisas.

Se você não amar a Jesus com todo o seu coração a vida cristã não terá sentido. Será uma coisa horrível. Se você não estiver amando a Jesus, para você a vida cristã será uma vida sem graça e estará sempre preocupado com o que não pode fazer.
Nós nos tornamos cristãos para viver do lado da pessoa que amamos que é Cristo o resto da nossa vida e a medida que vamos vivendo a nossa história de amor com Ele, temos também a nossa responsabilidade, mas ninguém se preocupa com isso ou você acha que é um trabalho terrível lavar a camisa da pessoa que amamos? Claro que não! É um privilégio, é uma alegria. Mas quando não se ama, aí a coisa é diferente. Foi por esta razão que Jesus olhou para o jovem e lhe amou.

Sabe porque você não é feliz na igreja? Porque não O ama.

Talvez hoje pessoas estejam lendo esta mensagem e que olham para Jesus e diga: “Senhor estamos casados já a cinco anos (no dia em que você se batizou se casou com Jesus) ou dez, ou quinze, ou trinta e nestes anos Tu sabes que me esforçando de alguma forma eu tenho cumprido tudo, eu tenho guardado tudo, eu tenho sido um membro de igreja perfeito, mas feliz eu nunca fui”. E porque? Porque você nunca amou o Senhor Jesus com todo o seu coração e a vida cristã sem amor não é vida cristã.

Gostaria de encerrar contando uma história: Certo homem foi criado na igreja. Sua mãe conheceu o Evangelho quando ele tinha 4 anos de idade, então praticamente cresceu na igreja e ele cresceu em uma igreja conservadora; daquelas em que as crianças não podem se mexer. Haviam oito crianças na igreja onde ele congregava e havia um diácono e ele tinha uma vara comprida e da porta da igreja, sem se mexer podia atingir qualquer canto do pequeno salão e no extremo da vara tinha um prego com a ponta para fora e ele ficava como um soldado com a vara firme e então quando duas crianças começavam a conversar ele não se dava o trabalho de pedir : filhos não conversem”. Ele pegava a vara e com o prego para fora batia na cabeça das crianças e mais de uma vez este prego furou a cabeça daquele menino e ele aprendeu a ficar quieto na igreja desta maneira.
Faziam as crianças decorarem a Bíblia naquela época. Os versos do devocional deveriam ser decorados. Precisavam conhecer as leis de Deus e caso não conseguisse decorar havia uma velhinha que passava urtiga nos lábios das crianças. Foi assim que aquele menino foi criado. Aprendeu a obedecer por medo. Com a vara na mão aprendeu a cumprir tudo o que a igreja esperava dele. Com 13 anos ele se batizou e havia uma voz dentro dele que dizia: “Agora você está batizado; tem que cumprir tudo. Não pode falhar!” Com 16 anos ele começou a fazer a faculdade de teologia e agora aquela voz dizia: “Você será um futuro pastor. Você tem que cumprir, você tem que obedecer, você tem que dar um bom testemunho”. Com 20 anos lhe entregaram a primeira igreja para pastorear e aquela voz dentro dele dizia o tempo todo: “Você tem que ser um exemplo, você tem que cumprir, você tem que guardar”.
E havia um conflito dentro dele porque, pois se Deus sabia que ele guardava, ele cumpria, ele seguia tudo ao pé da letra, então porque aquele jovem não era feliz? Havia um vazio dentro de seu coração. Se angustiava dentro de si e perguntava a Deus: “Se eu cumpro tudo, se eu guardo tudo, porque não sou feliz?” Será que você compreende a tragédia na vida deste jovem? Haviam dias em que ele pregava para igreja dizendo que o cristianismo traz felicidade porque isto era o que ele havia aprendido na faculdade de teologia, mas na sua vida prática ele não era feliz, mas tinha que pregar que o cristianismo faz feliz e ele sentia uma enorme vontade de fechar a Bíblia e dizer aos irmãos: “É mentira! Eu não sou feliz!” Mas como ele poderia fazer tal coisa?
Quando terminava a pregação seus irmãos voltavam para suas casas para almoçar e ele ia para seu apartamento, deitava-se em sua cama e ficava olhando para o teto e as lágrimas rolando pelo seu rosto e então ele perguntava: “Meu Deus porque eu não sou feliz? O que acontece comigo? Se eu cumpro tudo, se eu guardo, se eu me esforço, porque não sou feliz”?
Ele suportou aquela situação por dois anos, mas no fim do segundo ano ele pegou a sua credencial de pastor, procurou o seu presidente e disse: “Tome minha credencial. Eu não quero ser mais pastor”. Então o seu presidente disse: “Porque não? Você alcançou os seus alvos de batismo. Você é um bom pastor, a igreja gosta de você. Porque quer abandonar tudo? E então ele respondeu que não era feliz e então o presidente fechou a porta da sala, lhe abraçou e disse: “Filho você tem algum pecado escondido?” E ele lhe disse que seria melhor ter um pecado escondido consciente porque então saberia porque não era feliz, mas o pior era que se esforçava para cumprir, para guardar, para andar direito, mas não tinha paz e tinha medo de Deus, tinha medo de se perder, tinha medo de não chegar ao céu. Então o seu presidente lhe disse que iria lhe dar uma oportunidade e mandou guardar a credencial e lhe enviou como missionário entre uma tribo no interior da Amazônia. Ele acreditava que ele sozinho, na selva iria se encontrar consigo mesmo. Mas ele não precisava se encontrar consigo mesmo – ele se encontrava consigo todos os dias e se desesperava porque dentro dele não havia nada de bom. O que Ele precisava era se encontrar com alguém, mas não era com ele próprio.
A nossa sociedade manda os seres humanos olharem para dentro de si e extrair o que há de melhor, mas dentro da humanidade há apenas um poço fundo cheio de angustia e desespero. A humanidade precisa é olhar para Alguém acima deles. Aquele jovem precisava olhar para Alguém acima dele. Alguém de quem ele pregava, falava, mas não O conhecia.
Numa sexta-feira ele foi enviado para a Amazônia. Saiu ao amanhecer. Caminhou durante duas horas pela mata para chegar a aldeia . Por volta de nove horas ele deveria estar chegando a aldeia, mas deu onze horas, doze horas ele estava perdido no meio da mata. Procurava uma trilha de lado e do outro e quanto mais procurava, mais se perdia e então começou a sentir medo. Era a primeira vez que se perdia na selva. Três da tarde, quatro da tarde, o céu começou a ficar escuro, nuvens negras anunciavam uma tormenta e as cinco da tarde a chuva começou a cair torrencialmente.
Um jovem de 22 anos com uma mochila nas costas perdido na mata. Ele sentou-se debaixo de uma árvore e esperou que a chuva parasse, mas ela caia, caia e caia. Dezoito horas: Que angustia no coração! Sexta-fera, seis da tarde, quando o sol se punha na casa de sua mãe, quando era pequeno, havia cheiro de pão quente. Sexta-feira a tarde era o momento em que eles já estavam de banho tomado, roupas limpas e agora ele estava molhado, cansado, faminto, sentado embaixo de uma árvore e então pensou: “Para que tudo isto? Se pelo menos eu fosse feliz! Para que eu faço tudo isto?” A chuva não parava, mas quando deu nove da noite ele pensou: “Não posso mais ficar aqui”. A chuva diminuiu um pouco e ele se levantou e começou a andar e imaginou que a aldeia estava do lado oposto do que ele estava e decidiu correr e caiu e se levantou e caiu novamente e levantou e foi indo no meio do barro, no meio da lama, na escuridão, nas trevas. Tinha medo que alguma fera aparecesse. Tinha medo de tudo. Era sua primeira experiência no meio selva escura e então neste momento ele escorregou pelo abismo. Rolou cerca de cinco ou seis metros ; ficou preso a um galho de árvore. Tentou sair. Usou todas as suas forças para sair daquela situação, mas tudo o que ele fazia não adiantava . Ele rolava novamente e caia na lama, no barro. Seus pés escorregavam. Não podia sair daquele buraco cheio de lama o qual se encontrava. Foi então que pela primeira vez na vida ele teve consciência do que acontecia na sua vida espiritual. Toda a sua vida tentou sair sozinho do buraco da vida espiritual . Tentou com seu moralismo, com sua obediência pautada em suas próprias forças. Com sua força de vontade tentou viver a vida cristã e nunca conseguiu.
Pela primeira vez na vida ele se encontrou sozinho neste mundo. Ele precisava de alguém, mas na sua cabeça estava a igreja,mas a igreja não podia lhe tirar do buraco agora. Na cabeça tinha a cristologia, estava a doutrina, mas a doutrina não podia lhe tirar do buraco. Ele precisa de uma pessoa e naquela noite ele descobriu que a sua vida estava cheia de doutrina, de teologia, de igreja, mas ele não tinha uma pessoa. Onde estava Jesus? Estava lá no santuário, na igreja, mas ele precisava Dele ali para tirá-lo do buraco, mas ele estava sozinho.
Nunca ninguém lhe ensinou a andar com Ele. Ensinaram a obedecê-lo . Nunca o ensinaram a fazer de Jesus seu Amigo, seu Companheiro, seu Salvador.
Naquela noite, no meio da lama ele começou a gritar ( na selva quando alguém se perde precisa gritar e alguém pode ouvir o grito e todos se aproximam ouvindo e socorrem) e ele começou a gritar com todas as suas forças e logo depois ele ouviu um grito e o som se aproximava cada vez mais e então continuou chamando e percebeu que alguém se aproximava da trilha e logo estava descendo. Alguém descia em meia a lama e quando viu era um índio da tribo para onde ele estava indo – seu rosto marcado com as tradições da tribo e ele perguntou quem ele era, mas o índio não disse nenhuma palavra, apenas lhe estendeu a mão. Ele se agarrou a mão do índio – era uma mão forte, poderosa, cheia de calos e começou a puxá-lo. Seus pés escorregavam na lama, mas aquele índio parecia um trator – ia subindo, subindo e subindo até que chegaram na trilha.
Então ele agradeceu ao índio e perguntou novamente quem Ele era e mais uma vez ele não disse uma palavra. O jovem perguntava de onde ele tinha saído,o que fazia ali, de onde era, mas o índio permanecia em silêncio e então aquele jovem pensou: “Já sei! Ele não fala a minha língua. É por esta razão que ele não me entende”.
O índio o agarrou pelo braço e começou a carregá-lo. Muitas vezes tentou dialogar com o índio, mas ele não respondia. Depois de caminharem muito tempo ele parou e mostrou ao jovem um lugar e havia luzes – era a aldeia que ele estava procurando, então agradeceu ao índio e começou a correr e então caiu e escorreu na lama. Aquele índio se aproximou e o levantou e o ajudou a chegar a aldeia e então o jovem chamou as pessoas da aldeia e um irmão saiu com uma tocha e quando viu aquele jovem todo cheio de lama, molhado, cansado, assustado – ele correu, abraçou o jovem e então lhe perguntou: “Você está louco?! Porque não avisou para que nós fossemos lhe buscar ? Porque veio a esta hora? E então ele respondeu: “João eu não vim a esta hora. Por favor, eu estou com frio. Eu preciso dormir.
Eles tiraram aquelas roupas, lhe deram um cobertor e ele se deitou perto do fogo e adormeceu. Quando acordou encontrou suas roupas secas, havia mingau de banana perto do fogo. Ele se vestiu, saiu procurando água para se lavar e no pátio da aldeia os índios conversavam animados e então lhe perguntaram: “pastor como chegou até aqui aquele hora? E então ele respondeu: “O índio me trouxe” E então eles perguntaram: “Que índio?” E ele explicou que era o índio que estava na noite passada com ele e então lhe disseram que ele chegou sozinho e o pastor insistia que estava com o índio quando chegou a aldeia e então lhe disseram na tentativa de confortá-lo: “Quando as pessoas estão com medo, assustadas como você, elas imaginam coisas. O senhor imaginou, mas não havia nenhum índio. O senhor estava sozinho”.
Aquele jovem pastor não disse nada, apenas perguntou onde havia água e lhe mostraram uma cachoeira e ele foi até aquele lugar e ao chegar no local, ele se prostrou e pela primeira vez ele sentiu que sua oração não ia vagando. Pela primeira vez ele sentiu que Alguém estava ao seu lado, perto dele , ouvindo a sua oração. Aquele jovem pastor nunca viu a Jesus com seus olhos , nunca falou com Ele face a face, mas ele sente Jesus com ele. Embora não possa vê-lo. Quando fala ele sente Jesus bem pertinho. Naquela manhã, aquele jovem pastor se agarrou a Jesus, embora não pudesse vê-lo, ele podia senti-lo e no meio daquela mata, aquele jovem pôde dizer: “Senhor obrigado porque no meio da escuridão, das trevas, e das lágrimas, da chuva, Tu me ensinastes que a vida cristã sem Ti não é nada. É vazia, não tem sentido . Obrigado porque ontem a noite eu Te descobri como meu Amigo” e desde aquele dia ele pede diariamente: “Ajuda-me a agarrar a tua mão e não Te soltar nunca mais”.
Filha (o) você pode errar muitas vezes em sua vida, mas saiba que em cada queda , em cada escorregão , você pode sentir Jesus se aproximar de ti e ouvi-lo dizer: Filha, filho, vem cá! A luta não terminou! A luta continua! Vamos!
Filhinha (o) aprenda a chorar nos braços de Jesus, aprenda a encontrar o poder e a força para uma vida vitoriosa nesta terra nos braços de Jesus Cristo . Escrevo hoje porque desejo te apresentar a esse Amigo maravilhoso que um dia eu também encontrei na vida . Quero lhe dizer que a vida sem Ele não vale a pena ser vivida . Quero lhe dizer que estar simplesmente na igreja sem ter descoberto esse Amigo não tem sentido. Que o Espírito de Deus faça maravilhas em tua vida.

__________________________________________________________________________________


Jovens Cristãos: SIM…EU SOU DIFERENTE !

Passagem Bíblica: Génesis 6:9.
Noé era alguém comum. Não era um evangelista mundialmente conhecido, nem o líder de louvor de sua igreja,não era discipulador, nem líder de algum grupo e nem se que estava no ministério de dança.Também não era teólogo , nem um pregador capaz de reunir multidões, e se não fosse por sua idade (600 anos) e por sua barba branca, tranquilamente ele poderia pertencer ao grupo de jovens, e concerteza o criticariam dizendo: ” Olhem a Noé, quando será que se comprometerá com algum ministério, pois ele nunca faz nada !”. Ainda que as aparências nos engane, Noé estava comprometido sim,e com algo muito mais importante que um ministério. Seu compromisso era tão intenso que dentre todos, ele foi o único a quem Deus levou em conta.
Noé estava comprometido com a santidade de Deus. Como você pensa que as pessoas que o conheciam reagiram ao ver que ele era diferente e quantas coisas Noé teve que suportar por não ser como eles?
Acredita que ser diferente lhe serviu para algo a Noé?
Noé era um autentico e diferente comprometido com a santidade de DEUS. Ele não se deixava influenciar pela “corrente” de seus amigos, familiares e conhecidos. E se a bíblia menciona a salvação de sua própria família,foi porque Deus os salvou e abençoou exclusivamente por causa da vida de Noé.
A aliança foi com ele (6:18) porque ele decidiu não pactuar com o pecado. Valeu a pena sua decisão?
Pense. Você que decisão teria tomado?
Viver como todos e morrer afogado, ou viver em santidade fechado durante um ano na arca, com todos os bichos e viver para contar isso?
Há corrupção hoje? Que coisas e quem são aqueles que se corromperam?
Você é diferente de seus amigos, ou de outras pessoas em tua maneira de pensar, falar, sentir, decidir, e de reagir?
Quais são os perigos de “fazer o que todos fazem “?
Quais são as bençãos de ser diferente e comprometido com a santidade de Deus?
Que mundanças importantes você teria que fazer em tua vida para ser autenticamente diferente?
Está disposto?
Então pense…
As vezes acreditamos equivocadamente, que ser diferente é ser “amargo”, não disfrutar de nada”, “tudo ser proibido”, “ser os anormais”. Se você pensa ou se sente assim, é porque está permitindo que Satanás te confunda.
Ser diferenre é ter vida em meio a morte. Ser luz em meio a escuridão do pecado. Ter forças nas fraquezas, e poder dizer NÃO a tudo que corrompe (o corpo, mente e espírito), e dizer SIM a tudo o que te permite a desfrutar de uma vida plena.
Ser diferente é defender a verdade de Deus entre tantas mentiras e falsificação, é viver sem pecado entre tanta pecaminosidade, é sorrir e desfrutar autenticamente entre tanta falsidade.
Ser diferente (ou ser santo) é pagar o preço de não ser entendido por muitos !
E você está disposto?

______________________________________________________________________________


Jovens Cristãos: Jovens eu vos escrevi …

Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” I JOÃO 2:14-17 INTRODUÇÃO Num mundo globalizado como o nosso, as informações circulam com uma rapidez incrível. A comunicação se processa hoje de todos os meios, e os jovens têm acesso a tudo isso sem muito esforço. Não era assim na época de João, quando não existia jornal, revistas, rádio, televisão, telefone, computador, Internet, etc. Era somente utilizada a palavra falada e escrita (na forma de livros ou cartas). Apesar disto, o apóstolo teve bons motivos para escrever aos jovens, pois o mundo nos dias de João era tão atrativo quanto hoje.
I – A Verdadeira Fortaleza da Juventude vem de Deus:
a) Ef 6:10 -”Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”
b) Is 40:29-31 – “Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.”
II – A Palavra de Deus só permanece em nós quando dependemos do Espírito Santo:
a) Jo 14:26 – “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”
b) At 1:8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”
c) At 4:31 – “E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.”
d) I Co 2:6-16 – “Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”
e) II Tm 1:13,14 – “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus; guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.”
III – Só Venceremos o Maligno se estivermos firmados em Cristo:
a) I Jo 3:8 – “… Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.”
b) Ef 6:10-12 – “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.”
c) Tg 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.”
d) I Pe 5:8 – “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.”
CONCLUSÃO Embora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje; pois os atrativos que o mundo oferecia no passado eram tão fortes como os atrativos mundanos de hoje. E se quisermos ser vencedores, devemos ser fortes no Senhor, permanecer com a Palavra de Deus alicerçada em nós pelo Espírito Santo e permanentemente firmados em Cristo para resistirmos às ciladas do Maligno.
“O QUE O JOVEM PENSA DE CRISTO HOJE DETERMINA O DESTINO DE NOSSA NAÇÃO AMANHÔ – THOMAS JEFFERSON

__________________________________________________________________________________




Jovens quem vocês estão imitando ?

Virou normalidade em nosso meio ver jovens influenciados fortemente pela mídia. O deus desse mundo exerce uma forte influência através de Bandas de Rock’s, Novelas, Filmes, entre muitos artifícios para que as pessoas banalizem alguns comportamentos que não condizem com a palavra de Deus, que tudo vire uma normalidade.
Assim fez também a serpente com a Eva , influenciou para que ela comece do fruto da arvore. Mas olhem que interessante após a serpente ter tentado Eva, ela teve a seguinte reação :

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e além disso desejável para dela obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido que comeu também” (Gênesis 2:6) Vamos ver em detalhes e comparar com nossos dias atuais. Primeiramente diz: “…. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar …”, notem comigo, a palavra parecia, ou seja, ela tinha consciência que poderia ser apenas aparência, e a fruta corria o risco de ser ruim. Logo depois fala “… era atraente aos olhos e além disso desejável para dela obter discernimento”. Percebem que nos dias atuais ainda há uma ligação muito forte com esse versículo, vejam que Eva foi seduzida pelo que os seus olhos viam e além disso desejou obter discernimento. Hoje acontece a mesma coisa, os jovens primeiramente vêem algo que possa ser legal como por exemplo fazer parte da turma da popularidade da escola , e são atraídos por verem que possa ser legal, além disso desejam obter algo, no caso a popularidade. Além disso, são tão corrompidos por esses pensamento que “ dão” esses frutos a outra pessoa, ou seja, assim como Eva, comeu o fruto e deu também ao seu marido, os jovens influenciam a outros jovens para seguir o mesmo caminho.
Infelizmente isso não só acontece com os jovens do mundo mas também no meio Cristão. E então eu te pergunto: Qual está sendo a sua influência na vida de outras pessoas ? Você tem influenciado as pessoas serem como os famosos, que se vestem legal, tem um comportamento rebelde, ou você , tem influenciado as pessoas serem como você seguidor de Cristo?
Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. ( 1 Corintios 11:1)
A sua vida deve ser um exemplo para todos os que te cercam. Primeiramente você deve ser como Cristo, e para que você tenha o mesmo caráter dEle é necessário dedicação e principalmente praticar a palavra de Deus.
Há um jovem na bíblia que nos ensina muito. Olha o que Paulo fala para Timóteo :
“ Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” ( I Timóteo 4:11)
Percebem que não adianta você ser somente um jovem que vai de sábado e domingo na igreja.O que importa é que você seja um exemplo em todas as essas coisas, “… na palavra, no procedimento ( olha a prática dos ensinamentos), no amor, na fé e na pureza”Quando você possui um comportamento assim, você não precisará ficar falando para as pessoas : “ Siga o meu exemplo , porque eu sou imitador de Cristo” Não amados ! Quando você tem um comportamento desses, você sem perceber é um exemplo para muitos, e eles ficaram incentivados para ter as mesmas qualidades que você tem em Cristo.
Por isso seja um Exemplo de Jovem, não pelo o que você veste, nem pela marca da camisa que você usa, mas sim pelo caráter de Cristo que atua em sua vida. E assim sem perceber, você será um canal de benção para que muitos jovens, conheçam a plenitude da comunhão com Cristo !
“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois agindo assim, você salvará tanto a si mesmo, quanto aos que o ouvem” ( I Timóteo 4:16)

__________________________________________________________________________________



Mediante os grandes desafios que são encontrados na nossa caminhada cristã, não são raras as vezes em que o jovem cristão se vê em grandes dificuldades, seja por que o mundo se mostra muitas vezes atraente, seja porque falta a compreensão da liderança da igreja a respeito das lutas que o jovem enfrenta, e, por muitas vezes, o maior problema encontra-se dentro do lar.

Primeiramente, é inegável que o mundo com todos os seus atrativos, amizades, dinheiro, poder, etc, exerce grande influência na vida e nas escolhas dos jovens. O mundo oferece tantas possibilidades que muitos jovens chegam a dizer: “A igreja está muito sem graça; não tem nada”!

Não se deixem enganar pelas aparências, tudo isso que aos nossos olhos se parece com um “mundo perfeito”, com um “porto seguro” e um “lugar de felicidades”, certamente tem sido a causa da destruição da vida e da morte de tantos moços e moças que um dia foram bênçãos nas mãos de Deus. Já vi meninos e meninas que nos partiram o coração ao dizerem que estavam saindo da igreja porque queriam “curtir a vida” porém aqueles que conseguiram retornar, sim porque muitos se encontraram com a morte, voltaram com os farrapos de uma vida detonada pelo pecado.

É preciso compreendermos de vez a nossa real identidade, quando Jesus disse que no mundo teríamos aflições, ele também o disse para os jovens. Quando Jesus orou pela sua igreja, pedindo ao Pai que não os tirasse do mundo mas os livrasse do mal, Ele certamente incluiu os rapazes e moças da sua igreja.

O antídoto para este problema da influência do mundo está nas palavras do Apóstolo São João quando diz: “Filhinhos, não ameis o mundo, nem o que no mundo há, porque aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele.
Só combatendo contra o pecado até o sangue, conseguiremos mortificar a nossa carne de forma que Cristo viva em nós.

Sei que muitos tem a batalha redobrada porque em sua família não há um cristão se quer e que não são poucos os jovens que não possuem qualquer referencial evangélico no meio familiar, no entanto, assim como foi com Gideão, Deus traz a mesma palavra ao seu coração: “Vai nesta tua força homem valoroso”.

Ser um jovem cristão não é fácil, mas realmente é uma bênção. Você que teve o privilégio de nascer no evangelho ou que veio para a igreja quando era muito criança e que ainda não provou dos “prazeres” deste mundo, más que tem sido terrivelmente tentado a sair da igreja para fazer de tudo que tiver vontade, ou levado uma vida dupla porque não consegue dizer não ao pecado, em Nome de Jesus Cristo, descansse o seu coração no Senhor, por que você se contentaria com um prato de lentilhas se Deus tem para você um banquete?

Vale apena sermos fiéis, um exemplo de vida vitorióza, encontramos em Daniel e seus amigos, que rejeitando todos os manjares do rei decidiram não se contaminar.

Você pode sim viver uma vida santa! Desde que você queira de todo o seu coração agradar ao Senhor.

A você que já veio para a igreja carregando uma carga terrível das experiências que um dia você viveu a minha palavra é que fiquem firmes, não sedam às tentações, eu sei que muitas vezes a nossa carne se enfurece e que o nosso velho homem parece um vulcão adormecido, más que de quando em quando, quer dar sinais de que ainda está bem ativo. Não sedam, porque se há luta contra a carne então existe, ainda que minimamente, um sinal de que a imagem de Cristo está sendo formada em nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário